Help:Gestão de ficheiros

This page is a translated version of the page Help:Managing files and the translation is 83% complete.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

Se foi possibilitada a importação de ficheiros na sua wiki, pode transferir certos tipos de ficheiros e inseri-los na wiki. Esta funcionalidade permite-lhe carregar imagens, que depois podem ser colocadas nas páginas, mas também permite carregar outros tipos de ficheiros. Para ativar a funcionalidade, pode ter de configurar a importação de ficheiros.

Importar um ficheiro

  1. Prepare o ficheiro a ser importado. Certifique-se de que o ficheiro está exatamente como pretende.
  2. Na barra lateral, em «ferramentas», clique «Carregar ficheiro».
  3. Clique o botão «Browse» ao lado da frase «Nome do ficheiro de origem:» para localizar o ficheiro no seu computador (o nome exato que aparece no botão «browse» depende do seu navegador).
  4. Modifique o «Nome do ficheiro de destino:» para outro mais descritivo, se necessário.
  5. Preencha o campo «Descrição do ficheiro», se necessário.
  6. Clique o botão «Carregar ficheiro».

Se o ficheiro for grande, poderá ter de esperar vários segundos até a transferência terminar.

Usar imagens e páginas de descrição dos ficheiros

Each file gets its very own “file description page” on the wiki. The page name will be File : followed by the destination filename you provided. You can edit this page to provide more information about the file. For example, many public wiki projects are quite sensitive to copyright issues, and so you should explain on the description page where you got the file from, and what its copyright status is. Any other useful descriptive notes could also be added there.

Utilizar o ficheiro

Depois de ter importado um ficheiro, ele não aparece automaticamente em nenhuma página — nem sequer na página onde estava quando clicou o link «Carregar ficheiro». Tem de decidir em que páginas da wiki pretende que o ficheiro apareça.

Pode incorporar fotografias e outras imagens numa página. Por exemplo, pode ter importado a fotografia de uma pessoa e quer que a fotografia apareça ao lado de um texto sobre essa pessoa. Para informação sobre como incorporar uma imagem, consulte Ajuda:Imagens .

Alguns ficheiros podem ser de um tipo que não é incorporável numa página (por exemplo, uma folha de cálculo — presumindo que a wiki permita a importação de ficheiros desse tipo). Ou, o ficheiro pode ser uma imagem que é tão grande que só é útil na sua própria página (por exemplo, um mapa detalhado). Ou, pode simplesmente querer remeter os leitores para um local onde possam descarregar ou substituir o ficheiro. Em cada um destes casos, não pretende incorporar o ficheiro noutra página; pretende apenas que uma página contenha um link para a página de descrição do ficheiro (ou para o próprio ficheiro). Para obter informação sobre como criar um link para um ficheiro, consulte Help:Linking to files .

Lista dos ficheiros na wiki

Existem várias páginas especiais para ver e gerir os ficheiros que tenham sido importados. Vá à página «Páginas especiais» (em ferramentas, à esquerda) e consulte:

Para obter mais detalhes sobre a informação disponível nestas páginas, consulte Ajuda:Páginas Especiais .

Ver também

  • The Attachments extension can be used to attach files to pages.