Help:Editando páginas

This page is a translated version of the page Help:Editing pages and the translation is 100% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

É muito fácil editar o conteúdo de uma wiki.

  1. Clique na aba da página "'Editar" no topo da página.
  2. Altere o texto.
  3. Clique no botão "Salvar página".

Simples assim!

Regras de edição, convenções e formatação

A principal regra na edição de wiki é seja corajoso. Vá em frente - faça mudanças. Outras pessoas poderão corrigir qualquer erro que você cometer, então tenha confiança, e tente! Há todo tipo de convenção, regra e filosofia de edição para editar páginas wiki, mas a regra do "seja corajoso" é a mais importante delas.

Uma edição pode contribuir com parágrafos novos inteiros, ou páginas de informação, ou pode ser tão simples quanto corrigir um erro de digitação ou ortográfico. Em geral, tente adicionar ou editar o texto de forma que ele fique claro e conciso. Mais importante, certifique-se de que você está sempre procurando fazer algo que melhore o conteúdo do wiki.

Quando você precisar usar algum tipo de formatação, tal como novos cabeçalhos ou texto em negrito, você fará isto utilizando a sintaxe wiki, ou os botões na barra de ferramentas de edição acima da zona de edição. Consulte Help:Formatação para alguns dos tipos mais comuns de formatação utilizados.

Resumo da edição

Antes de gravar uma alteração, pode inserir uma nota curta (tem de ter menos de 500 caracteres) no campo «Resumo da edição:» descrevendo as alterações. Não se preocupe muito com isso, ou gaste muito tempo pensando sobre isso: basta fazer uma breve descrição do que você acabou de mudar. Por exemplo, você pode dizer "erro de digitação" ou "adicionado mais informações sobre girassóis".

O resumo é armazenado junto com a sua edição e ajuda os outros a acompanhar as alterações da wiki de forma mais eficaz.

Previsão

É uma boa ideia usar o botão "Mostrar previsão" para ver como sua alteração ficará, antes de salvá-la. Isso também está relacionado a alterações de rastreamento porque cada vez que você salva, isso é exibido para os outros como uma alteração separada. Isso não é algo com que se preocupar muito, mas é bom adquirir o hábito de eliminar erros em seu próprio trabalho, usando uma pré-visualização antes de salvar, ao invés de salvar, então ter que fazer outra edição apenas para faça uma ou mais correções menores.

Mostrar alterações

Outra opção é o botão "Mostrar alterações", que permite verificar todas as diferenças entre a versão atual e a editada.

Páginas protegidas

As páginas protegidas não podem ser editadas por ninguém, exceto usuários de um grupo específico. As páginas protegidas, em vez disso, exibirão "Ver código-fonte" em vez de editar. Nesse caso, para editar uma página protegida, entre em contato com um usuário que tenha permissão para editar a página. Os níveis de proteção padrão são os seguintes:

  • Nenhum (permitir todos os usuários)
  • Autoconfirmado (bloquear usuários novos e não registrados)
  • Administradores (bloqueia todos os usuários, exceto administradores)

Outros tipos de edição

Fazendo edições wiki você pode criar uma nova página, mover (ou renomear) uma página, ou mesmo apagar uma página:

Lembre-se de que você deve sempre procurar melhorar o conteúdo geral de uma wiki com suas edições.

Discussão

Todo artigo tem sua própria "página de discussão", onde você pode fazer perguntas, colocar sugestões, ou discutir correções. Veja Help:Páginas de discussão .