This page is a translated version of the page Help:Bots and the translation is 94% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Um robô (ou 'bot') é um programa que consulta ou atualiza as páginas da wiki de forma automática quando é executado. Em geral, robôs são usados para executar tarefas repetitivas de manutenção, cujo caráter e volume são grandes demais para serem executadas de forma manual pelos usuários.

O desenvolvimento e uso de robôs é uma tarefa fora do âmbito de utilização de um usuário normal, requer experiência de programação e deve ser feito em conjunto com os administradores da wiki.

Por padrão, as edições executadas por robôs estão escondidas na página Special:RecentChanges.

Mecanismo e interface para desenvolvimento de robôs

Um robô não acessa a wiki pela interface normal dos usuários. O MediaWiki disponibiliza uma API (Application Programming Interface), que é um protocolo para comunicação padronizada entre dois programas. Uma API é um protocolo para comunicação padronizada entre dois programas. Consulte API:Client code para mais informações.

Follow Manual:Creating a bot for guidelines how to create a bot.

Para acessar o wiki via API um bot precisa ter uma conta de usuário que tenha permissão de "bot" permissões.

Alternativas de extensões

  • Extension:MassEditRegex — fornece uma maneira alternativa de realizar edições em massa usando expressões regulares, por meio de uma página especial na wiki. O seu uso estará normalmente restringido a administradores da wiki.
  • Extension:Replace Text — outra opção.

Ver também