Help:Direitos e grupos de usuários

This page is a translated version of the page Help:User rights and groups and the translation is 90% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Os direitos de usuários e os grupos de usuários formam a estrutura do sistema de permissões do MediaWiki.

Os direitos de usuários dão-lhe permissão para executar certas tarefas – por exemplo, o direito edit permite editar páginas desprotegidas e o direito delete permite eliminar páginas. Os direitos de usuários são agrupados em grupos de usuários, que correspondem aos vários papéis e funções na wiki – por exemplo, Usuários, Administradores e Robôs.

Todos os usuários de uma wiki pertencem por padrão ao grupo «Usuários». Usuários privilegiados (normalmente burocratas) podem atribuir usuários a um ou mais grupos de utilizadores adicionais.

Direitos e grupos de usuários na sua wiki

Por padrão, as wikis MediaWiki vêm com seis grupos de usuários:

  • (todos) – aplica-se a todos os visitantes do seu site, incluindo os não autenticados
  • Usuários – aplica-se a todos os usuários autenticados
  • Usuários autoconfirmados – aplica-se a todos os usuários autenticados que preenchem certas condições
  • Robôs pode ser atribuído a robôs, para permitir que os usuários ocultem as edições de robô das mudanças recentes e das páginas vigiadas
  • Administradores – pode ser atribuído a usuários de confiança, dando-lhes permissão para executar tarefas administrativas importantes como eliminações, bloqueio de usuários, proteção de páginas e edição da interface
  • Burocratas – pode ser atribuído a usuários de confiança, dando-lhes permissão para atribuir ou revogar grupos de utilizadores
  • Supressores - a group that has permission to suppress (hide) and delete unwanted page revisions and log entries
  • Administradores da interface - a group that has permission to edit CSS- and JavaScript-defining wiki pages

Os três primeiros grupos são grupos «implícitos», que são atribuídos aos usuários automaticamente. Só os restantes três grupos podem ser manualmente atribuídos ou revogados aos usuários.

A página especial Special:ListGroupRights lista os grupos de usuários que existem numa wiki, e lista os direitos que estão atribuídos a esses grupos.

Verificar os seus grupos de usuários

Para verificar quais grupos de usuários pertence sua conta, siga um destes procedimentos:

  • Visitar a sua página de preferências (Special:Preferences) e ver ao lado de "Membro do grupo:".
  • Visitar Special:ListUsers, introduzir o seu nome de usuário na caixa, e clicar "Exibir".
  • Visitar Special:UserRights, introduzir o seu nome de usuário na caixa, clicar "Carregar grupos de usuários" e ver a que grupos pertence.

As duas últimas técnicas também podem ser usadas para visualizar os grupos de usuários de outros usuários.

Modificar as definições dos direitos e grupos de usuários

Para criar novos grupos de usuários ou alterar os direitos que estão atribuídos a um grupo, é necessário alterar a configuração da wiki, o que só pode ser feito pelos administradores do servidor. Para mais informações, contate o administrador do servidor do seu site ou visite Manual:Direitos de usuário .

Atribuir e revogar grupos de usuários

Os grupos de usuários são adicionados e removidos usando a página especial Special:UserRights.

Para usuários normais, Special:UserRights é só para leitura.

Se pretende juntar-se a um novo grupo ou deixar um grupo em que esteja, contacte um burocrata da sua wiki. Encontra uma lista dos burocratas em Special:ListUsers/bureaucrat.

Pode atribuir ou revogar grupos de usuários quando pelo menos uma das seguintes condições se verificar:

  • Pertence a um grupo de usuários com o direito userrights. Na maioria das wikis, este direito é atribuído a burocratas.
  • Pertence a um grupo de usuários ao qual é especificamente permitido adicionar e remover um conjunto específico de grupos de usuários.
  • Está a ver Special:UserRights da sua própria conta, e pertence a um grupo de usuários que tem a permissão de atribuir grupos de usuários só à sua própria conta.

Consulte a página Manual:Definindo grupos de usuários no MediaWiki para obter mais detalhes.

Expiração de um grupo de usuários

Versão MediaWiki:
1.29

Um usuário pode ser atribuído a um grupo de usuários por um período limitado. Isto pode ser feito selecionando uma duração do menu descendente «Expira em:». Em alternativa, pode selecionar «Outra duração:» e introduzir o seu próprio período na caixa. São aceites períodos relativos, como «10 weeks», e datas ou horas absolutas, como «2020-12-31».

Quando é atingido o ponto de expiração, o usuário deixa de ser considerado membro do grupo. Nesse ponto, não é criada nenhuma entrada de registo, de forma semelhante ao que acontece quando expira o bloqueio de um usuário ou a proteção de uma página.

Se tem permissão para adicionar um certo grupo de usuários, mas não para removê-lo, só pode atrasar no tempo, para o futuro, o ponto de expiração desse grupo (isto é, aumentar o período durante o qual o usuário pertence ao grupo). Isto serve para impedir que se contornem as restrições de remoção de grupos simplesmente alterando a expiração para, digamos, 1 segundo. Quando esta restrição existe, o símbolo «#» aparece ao lado do nome do grupo de usuários.

É possível alterar os grupos em que este(a) usuário(a) se encontra:

  • Uma caixa de seleção selecionada significa que o(a) usuário(a) encontra-se no grupo.
  • Uma caixa de seleção não selecionada significa que o(a) usuário(a) não se encontra no grupo.
  • Um * indica que não pode remover o grupo depois de o adicionar, ou vice-versa.
  • Um # indica que você só pode atrasar o tempo de expiração dos membros deste grupo; você não pode aumentá-lo.

Ver também