Last modified on 9 September 2014, at 00:54

Help:Atribuição de permissões

This page is a translated version of the page Help:Assigning permissions and the translation is 100% complete.

Other languages:
català • ‎English • ‎español • ‎Bahasa Indonesia • ‎italiano • ‎日本語 • ‎polski • ‎پښتو • ‎português • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎中文
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja Páginas de ajuda de domínio público para mais informações.
PD

"Atribuir permissões" significa conceder direitos extras dentro do software wiki (ou revogar esses direitos). Isto é feito, acessando a página Special:UserRights, e adicionando usuários em um "grupo" que tem direitos específicos. A primeira coisa a notar, porém, é que essa ação requer permissões especiais para esses atribuidores.

BurocratasEdit

Por padrão, você precisa ser um 'Buroucrata' (do grupo'Burocratas') para poder acessar a página Special:UserRights. O primeiro usuário criado ao configurar uma instalação MediaWiki é um burocrata. Outros usuários podem sempre contactar um dos burocratas para solicitar uma alteração de permissões. Saiba quem são essas pessoas em Special:ListUsers/bureaucrat. Em um pequeno wiki que pode normalmente ser apenas um usuário ou talvez dois.

Promovendo usuários a sysops e burocratasEdit

A página Special:UserRights permite a você (se você tiver acesso) definir em quais grupos um usuário está inserido. Uma tarefa comum seria colocar um usuário no grupo 'sysop'. Isto irá conceder ao usuário vários direitos extras, como excluir páginas e bloquear usuários. ver Help:Sysops and permissions for more details.

Obviamente dar um a usuário tais direitos implica que você confia no usuário, tanto em termos de ser não-malicioso, e também como alguém com competência suficiente em usar o software wiki, e em lidar com a comunidade wiki. Pessoas com intenção de se tornarem sysops devem ler Administradores e permissões. No entanto, deve notar-se que as ações de um usuário administrador são (quase) totalmente reversível, por outros usuários administradores, e por isso pode ser uma boa idéia repartir essas permissões adicionais para um número de usuários, a fim de:

  • espalhar a carga de trabalho de operações do dia-a-dia do administrador, como o bloqueio de vândalos e exclusão de páginas.
  • tornar as coisas mais democráticas, e diminuir qualquer percepção de um único ditador comandando a comunidade
  • permitem aos usuários competentes o poder que eles precisam para fazer progressos com refatoração wiki.
  • recompensar membros contribuintes/comunidade valorizados

ProcessosEdit

Se você tiver muitos sysops, você pode começar a precisar de processos documentados que regem suas ações, por exemplo, quando uma página deve ser protegida ou ser deixada desprotegida? Você pode até mesmo chegar ao ponto onde você precisa de um procedimento documentado para decidir quem começa a ser um sysop, e que devem ter seus direitos de sysop revogados. Para gerenciar tudo isso, você pode querer promover vários usuários no grupo 'burocrata' (um número menor de seus usuários mais confiáveis) para espalhar a carga de trabalho de gerenciamento da promoção ou rebaixamento de sysops. Em alguns wikis grandes, os usuários são votados por outros usuários antes de serem concedidas permissões extras, e sysops têm seus direitos revogados por uma comissão que investiga acusações de má conduta. Tais processos não são absolutamente necessários para tudo, mas na maior parte das comunidades wiki.

Outras permissõesEdit

Além da promoção/rebaixamento de sysops e burocratas, você também pode conceder e retirar a bandeira 'bot' de uma conta, ou seja, as suas edições não aparecem em Special:RecentChanges.

Ver tambémEdit