Ajuda:Privilégios de Utilizador e de Grupos

This page is a translated version of the page Help:User rights and groups and the translation is 92% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

Os privilégios de utilizador e os grupos de utilizadores formam a estrutura do sistema de privilégios do utilizador do MediaWiki.

Os privilégios de utilizador dão-lhe permissão para executar certas tarefas – por exemplo, o privilégio edit permite editar as páginas e a permissão delete permite eliminar as páginas. As permissões de utilizador são agrupadas em grupos de utilizadores, que correspondem às várias funções na wiki – por exemplo, Utilizadores, Administradores e Robôs.

Todos os utilizadores numa wiki pertencem por predefinição ao grupo "Utilizadores". Utilizadores privilegiados (normalmente burocratas) podem atribuir utilizadores a um ou mais grupos de utilizadores adicionais.

Permissões de utilizador e de grupos na sua wiki

Por predefinição, as wikis do MediaWiki vêm com seis grupos de utilizadores:

  • (todos) – aplica-se a todos os visitantes do seu site, incluindo os não autenticados
  • Utilizadores – aplica-se a todos os utilizadores autenticados
  • Utilizadores autoconfirmados – aplica-se a todos os utilizadores autenticados que preenchem certas condições
  • Robôs – pode ser atribuído a robôs, para permitir que os utilizadores ocultem as edições de robô das mudanças recentes ou das listas
  • Administradores – pode ser atribuído a utilizadores de confiança, dando-lhes permissão para executar tarefas administrativas importantes como eliminações, bloqueio de utilizadores, proteção de páginas e edição da interface
  • Burocratas – pode ser atribuído a utilizadores de confiança, dando-lhes permissão para atribuir ou revogar grupos de utilizadores
  • Supressores - a group that has permission to suppress (hide) and delete unwanted page revisions and log entries
  • Administradores da interface - a group that has permission to edit CSS- and JavaScript-defining wiki pages

Os três primeiros grupos são grupos «implícitos», que são atribuídos aos utilizadores automaticamente. Só os restantes três grupos podem ser manualmente atribuídos ou revogados aos utilizadores.

A página especial Special:ListGroupRights lista os grupos de utilizadores que existem numa wiki, e lista os direitos que estão atribuídos a esses grupos.

Verificar os seus grupos de utilizadores

Para verificar a que grupos de utilizadores a sua conta pertence, pode fazer uma das seguintes:

  • Visitar a sua página de preferências (Special:Preferences) e ver ao lado de "Membro do grupo:".
  • Visitar Special:ListUsers, introduzir o seu nome de utilizador na caixa, e clicar "Mostrar".
  • Visitar Special:UserRights, introduzir o seu nome de utilizador na caixa, clicar "Carregar grupos do utilizador" e ver a que grupos pertence.

As duas últimas técnicas também podem ser usadas para ver os grupos de outros utilizadores.

Modificar o modo de como as permissões de utilizador e de grupos são configuradas

Para criar novos grupos de utilizadores ou alterar as permissões que estão atribuídas a um grupo, é necessário alterar a configuração da wiki, o que só pode ser efetuado pelos administradores do servidor. Para mais informação, contacte o administrador do servidor do seu site, ou visite Manual:Privilégios de Utilizador .

Atribuir e revogar grupos de utilizadores

Os grupos de utilizadores são adicionados e removidos usando a página especial Special:UserRights.

Para utilizadores normais, Special:UserRights é só para leitura.

Se pretende juntar-se a um novo grupo ou deixar um grupo em que esteja, contacte um burocrata da sua wiki. Encontra uma lista dos burocratas em Special:ListUsers/bureaucrat.

Pode atribuir ou revogar grupos de utilizadores quando pelo menos uma das seguintes condições se verificar:

  • Pertence a um grupo de utilizadores com o direito userrights. Na maioria das wikis, este direito é atribuído a burocratas.
  • Pertence a um grupo de utilizadores ao qual é especificamente permitido adicionar e remover um conjunto específico de grupos de utilizadores.
  • Está a ver Special:UserRights da sua própria conta, e pertence a um grupo de utilizadores que tem a permissão de atribuir grupos de utilizadores só à sua própria conta.

Consulte a página Manual:Definir os grupos de utilizadores no MediaWiki para obter mais detalhes.

Expiração de um grupo de utilizadores

Versão MediaWiki:
1.29

Um utilizador pode ser atribuído a um grupo de utilizadores por um período limitado. Isto pode ser feito selecionando uma duração do menu descendente «Expira a:». Em alternativa, pode selecionar «Outra duração:» e introduzir o seu próprio período na caixa. São aceites períodos relativos, como «10 weeks», e datas ou horas absolutas, como «2020-12-31».

Quando é atingido o ponto de expiração, o utilizador deixa de ser considerado membro do grupo. Nesse ponto, não é criada nenhuma entrada de registo, de forma semelhante ao que acontece quando expira o bloqueio de um utilizador ou a proteção de uma página.

Se tem permissão para adicionar um certo grupo de utilizadores, mas não para removê-lo, só pode atrasar no tempo, para o futuro, o ponto de expiração desse grupo (isto é, aumentar o período durante o qual o utilizador pertence ao grupo). Isto serve para impedir que se contornem as restrições de remoção de grupos simplesmente alterando a expiração para, digamos, 1 segundo. Quando esta restrição existe, o símbolo «#» aparece ao lado do nome do grupo de utilizadores.

É possível alterar os grupos a que este utilizador pertence:

  • Uma caixa de seleção marcada significa que o utilizador se encontra no grupo.
  • Uma caixa de seleção desmarcada significa que o utilizador não se encontra no grupo.
  • Um asterisco (*) indica que não pode remover o grupo depois de o adicionar, ou vice-versa.
  • Um símbolo de cardinal (#) indica que só pode atrasar a data de expiração da associação a este grupo; não a pode adiantar.

Consulte também